imunidade  (676 respostas = 16 %)

  • O benefício mais sentido foi a resistência a gripes e resfriados (533), mas também se referem o alívio das alergias (124) e o aumento das células T (20, muito importante nos casos de sida)
  • Há relatos impressionantes de melhorias em doenças do sistema imunitário “incuráveis” como a esclerose múltipla, lupo, sindroma de fadiga crónica, sida,…

Testemunhos

Artrite reumatóide

Original Message -----   From: Beatriz Cunha Mello   To: grupokombucha@...   Sent: Friday, November 25, 2005 2:37 PM   Subject: Re: [grupokombucha] . . .Os benefícios do kombucha logo se mostram no organismo, desde que o uso seja   diário e na dose certa. Não resolve nada tomar o kombucha de vez em   quando.   Em mim, que tive um sério problema de artrite reumatóide, senti grandes   melhoras com um mês de uso contínuo. As dores foram espaçando cada vez mais   e hoje não sinto mais nada.      Não desista. Se vc fizer como deve ser, vai melhorar muito, pode acreditar!   O trabalho que o kombucha dá, é mínimo, diante dos benefícios que ele trás.      Pergunte, sempre que precisar.
Grande abraço, Bia

Doença imunológica GILLIENBARROW e DOR ARTRÍTICA

"Esta é minha experiência pessoal com relação aos muitos benefícios para a saúde da Sidra de Kombuchá. Em janeiro deste ano eu contraí uma séria condição imunológica chamada GILLIENBARROW, que me deixou muito debilitado. No hospital ouvi sobre o Kombuchá. Depois de sair do hospital adquiri uma cultura e comecei a fermentar o meu próprio chá, até junho deste ano. Os resultados foram que meus movimentos intestinais melhoraram. Foi neste tempo que ouvi sobre "Kombu Austrália" e decidi experimentar o chá deles. Depois de três dias notei que meu NÍVEL DE ENERGIA aumentou. Em sete dias minha testa e linha do cabelo se encheram de espinhas. Elas desapareceram enquanto meu corpo desintoxicou e meu sangue limpou. Dois meses e meio mais tarde a DOR ARTRÍTICA nas minhas costas e quadris cessou. Tenho mais energia. Pela primeira vez em 20 anos estou DORMINDO DURANTE TODA A NOITE, sem mais roncos pesados, é dádiva celeste. Pergunte a minha mulher sobre insônia. Obrigado Kombu Austrália".

A Rodwell ... Caboolture. [GF 28]

Esclerose múltipla

Frau M. W. de V., Holanda escreveu um informe que foi publicado como carta de leitor em "Op Zoek", a revista da "Fundação da Esclerose Múltipla da Holanda" (No. 141, fevereiro de 1990): 

"Estive sofrendo de esclerose múltipla desde 1982. Agora tive bons resultados com o Kombuchá. Este tem um efeito desintoxicante sobre o corpo. Comecei a beber o chá em 1989. Naquele tempo eu podia apenas caminhar alguns metros fora de casa, pendendo pesadamente de duas muletas, e minha condição estava se tornando visivelmente pior. Agora posso sair por 20 minutos, sem as muletas, e não estou mais cansada. O resultado de um exame médico foi a renovação do certificado de habilidade para ter uma licença normal para dirigir. Inclusive pretendo tentar de novo um pouco de ski este ano. Com uma cultura de Kombuchá você pode preparar seu próprio remédio por toda sua vida. Espero que este relato contribua para que outras pessoas experimentem um melhora em seu estado de saúde através do Kombuchá." [GF 16]

FEBRE DO FENO, FÍSTULA ...

"Desde que tomo Kombuchá notei uma drástica redução nos sintomas da FEBRE DO FENO E FÍSTULA que eu vinha experimentando. Tenho uma grande VEIA VARICOSA na minha perna direita. Durante o tempo em que venho tomando o Kombuchá, notei que ela foi reduzida em tamanho e não comicha nem dói mais como antes. Também tenho um ESTÔMAGO SENSÍVEL que foi aliviado, e também sou capaz de manter uma ATIVIDADE REGULAR DOS INTESTINOS."

Mr H. Wilkins... Springwood, Qld. [GF 26]

Obstipação, flatulência, fungo, eczema e lupus

Herr Artur Skotnik de Dortmund, E-mail Artur.Skotnik@quantum.de informou por E-mail: 

"Alô Herr Frank, desde alguns meses sou um adepto do Kombuchá e eu mesmo o produzo. No começo estava muito cético. Este cogumelo do chá pode realmente fazer tanta coisa boa? Agora, desde algum tempo estou muito impressionado com o Kombuchá e suas capacidades. Eu sofria de flatulência e sensação de intumescimento por muitos anos. Era muito desagradável e importuno para mim e para os demais membros da minha família. Agora, desde que tomo Kombuchá de manhã em jejum e após cada refeição, minha digestão está excelente e quase não tenho mais gases. O mesmo acontece com minha amiga, ela sofria de Obstipação com dores no trato digestivo. Estes problemas ela não tem mais desde que toma o Kombuchá.

Então notei que também se formava em mim o fungo do pé. Durante o esporte eu calço tênis e muitas vezes a higiene nas academias deixa muito a desejar. Após dupla aspersão do fungo do pé este diminuiu prontamente. Uma erupção em forma de eczema frequentemente acomete o couro cabeludo de minha amiga. Ela comicha muito forte e em seguida ela escama. Para minha amiga a coisa é muito desagradável e em parte dolorosa. Nós lhe enxaguamos toda a cabeça com Kombuchá e massageamos o couro cabeludo com o chá e o deixamos penetrar por meia hora. No dia seguinte ela não sentiu mais comichão e o couro cabeludo também melhorou.

A mãe de minha amiga é o caso médico mais complicado aqui em Dortmund no que concerne ao lupus eritematoso sistêmico. Ela toma numerosos comprimidos, entre eles corticosteróides (cortisona). Ela toma cerca de 30 comprimidos por dia. Agora, por motivo de fortes efeitos colaterais de vários medicamentos os órgãos internos sofrem muito. Ela tem 7 úlceras estomacais e também acometimentos do trato digestivo por fungos e bactérias. Pensei comigo, esta mulher poderia também experimentar o chá fermentado. Ela já toma tantos medicamentos prejudiciais, então o Kombuchá só pode fazer bem. Ela estava muito curiosa e eu lhe trouxe uma cultura do meu Kombuchá. A primeira coisa que lhe aconteceu após várias semanas de tratamento pelo Kombuchá foi uma perda de peso de 5 kg em cerca de 6 semanas. Isto fez bem, uma vez que a cortisona lhe havia acrescentado vários quilos. Após uma endoscopia gástrica, que ela precisa fazer com frequência, constatou-se que 5 das 7 úlceras tinham fechado e os fungos estomacais ou o acometimento bacteriano do trato digestivo tinham desaparecido completamente.

Depois destes sucessos que obtivemos com o Kombuchá, estamos convencidos de que esta bebida do cogumelo do chá não deverá mais faltar em nossa casa. Eu o recomendo a cada bom amigo. 

Com os melhores desejos e saudações, Artur Skotnik"  [GF 17]

SÍNDROME DE FADIGA CRÔNICA

"Eu sofria de SÍNDROME DE FADIGA CRÔNICA (SFC) durante 5 anos. Após 3 meses de tratamento com Kombuchá, meus níveis de energia estão mais altos do que antes de contrair a SFC, minha memória retornou ao normal, meu nível de concentração é agora normal e eu me sinto ótimo. De fato me sinto tão bem que deixei um excelente posto para iniciar Kombu Austrália assim outros podem se beneficiar igualmente."

Mr J Miner ... Brisbane [GF 33]

Gripes e constipações deixaram de ser frequentes

Como vivo num país de frio - Portugal - as gripes e constipações são frequentes. Curiosamente, não só em casa como no trabalho convivo com pessoas muito constipadas e não sei como mas tenho me livrado de  gripes. Por vezes, fico ligeiramente constipado, mas nada que  precise, sequer, de recorrer a uma simples aspirina.

 Coincidências ou não, isto é o que tenho observado. Contudo,  continuarei a observar-me e a partilhar a minha experiência de  consumidor de Kéfir e Kombuchá. Penso que poderá ser útil para todos e seria boa ideia que todos também partilhassem as suas experiências.

 Uma coisa: infelizmente, os valores de colesterol total continuam  elevados (a média é 220). Aí não obtive qualquer tipo de melhoras.

 Não termino sem agradecer à Maria Amélia (minha compatriota, de Leça da Palmeira!) todas as informações. Foram muito úteis. Por isso, um bem haja!

 Um abraço para todos,
 From: Fernando Basto    To: grupokombucha@...
 Sent: Wednesday, February 04, 2004 4:37 PM