Chás

Quais são os principais tipos de chá?

O chá da planta do chá (“camellia sinensis”) tem diversos tratamentos que se classificam em 3 tipos principais do chá: Negro, Oolong e Verde.

O chá mais antigo de todos, o chá preto, foi descoberto na China há quase 5.000 anos, trazido para a Europa pelos Portugueses e desenvolvido pelos Ingleses.

Os “chás” de doutras plantas que não esta designam-se mais propriamente por tisanas. São normalmente "medicinais" e criados a partir de flores, grãos, cascas, sementes, folhas e raízes de muitas plantas diferentes.

Que espécies existem de chá negro?

Aproximadamente o 70% do chá que se bebe é chá negro, que foi totalmente oxidado ou fermentado e produz uma saborosa infusão de cor âmbar.

O chá preto é hoje consumido por pessoas de todo o mundo pelo seu sabor, pelas suas propriedades preventivas (AVCs) ou curativas, porque reduz níveis de cholesterol ou estimula o corpo e a mente entre outras razões.

Alguns dos chás negros populares:

·         English Breakfast, o nº 1 em popularidade, é uma mistura de chás negros finos;

·         Earl Grey – o nº 2, uma mistura de chás negros e essência de bergamota;

·         Darjeeling , uma mistura de chás do Himalaya com um aroma de flores;

·         Orange Pekoe, uma mistura de chás de Ceilão que é o mais utilizado das misturas de chás.

Que é o chá verde?

O chá verde não tem a fase da oxidação. Tem um sabor mais delicado e uma cor verde ligeira/ dourada. O chá verde está a ganhar popularidade devido aos recentes estudos científicos que o relacionam com uma redução do risco de contrair cancro. Algumas variedades:

·         Bancha (Japonês)- menos forte, é muito aromático e de sabor doce e frutado. Pode ser bebido às refeições ou como refresco.

·         Gorreana (do tipo Orange Pekoe), produzido nos Açores, para além de muito saboroso é dos mais ricos em antioxidantes (é a única fábrica de chá da Europa)

·         Chá branco, produzido das mais tenras folhas, mais raro e caro.

Que é o chá Oolong?

O chá Oolong, popular em China (13 % do consumo mundial), está oxidado parcialmente, entre o chá verde e o chá negro na cor e no gosto. As variedades produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses. A oxidação parcial confere-lhe maior quantidade de Flavonóides, e é essa riqueza que faz com que ele seja até 3 x mais "forte" que o Verde, e excelente para emagrecer e para a saúde como um todo. Cada vez mais estudos em todo o mundo afirmam que é uma arma saudável contra o envelhecimento precoce e renovação da pele. Bastam 2 chávenas por dia por pelo menos 3 meses.

A variedade Puerh,  Pu-her ou chá vermelho, é muito apreciado pelo seu rico sabor e propriedades medicinais, sendo talvez o mais misterioso de todos os chás, pois o processo de fabrico é um segredo bem guardado.

Que espécies de infusões ou tisanas posso usar?

Qualquer uma que lhe faça bem, desde que não contenha frutas. Indicam-se algumas conhecidas pelos benefícios específicos como:

  • Alcachofra – Digestivo. Fígado, vesícula biliar.
  • Barbas de milho – Diurético, vias urinárias. Calmante.
  • Camomila – Calmante, relaxante. Alivia dores de cabeça. Combate ansiedade e depressão. Dores musculares. Acidez no estômago. Vista cansada. Desintoxica o fígado. Regula os intestinos. Alivia cólicas intestinais nas crianças. É tónico e estimulante, bom para a urticária.
  • Cardo Mariano – Digestivo. Cirroses. Fígado, vesícula biliar. Combate a febre. É diurético e sudorífero.
  • Carqueja – Indicado para dores de estômago, digestão difícil, problemas no fígado e rins, diabetes. Possui efeitos diuréticos e depurativos. Desintoxicante. Melhora a capacidade física e de raciocínio. Revigorante das funções genitais.
  • Cidreira / Erva Cidreira / Melissa – Relaxante, calmante. Digestivo. Alivia dores de cabeça. Anti-depressivo. Febres, gripes, constipações. Auxilia o processo de nascimento. É sedativo, combate gases intestinais, tosse, perturbações urinárias, histerismo, debilidade geral. Ajuda a combater a insónia e as crises nervosas. Acalma o estômago. Antiespasmódica.
  • Crataegus / Espinheiro Branco – Combate a hipertensão arterial, problemas cardíacos, taquicardia, palpitações. Calmante. Tome em caso de insónias, vertigens.
  • Dente de leão – Digestivo. Fígado, vesícula biliar. Antiasmático.
  • Erva-Doce – Suave calmante, digestivo, elimina os gases intestinais e o mau hálito, alivia cólicas intestinais nas crianças.
  • Flor-de-Sabugueiro – Febres, constipações, dores osteo-musculo-articulares.
  • Ginkgo Biloba – Microcirculação cerebral, zumbidos, memória. Anti-depressivo.
  • Ginseng – Energizante, afrodisíaco. Anti-fadiga. Melhora o sistema imunitário. Tome em caso de insónias. Alivia efeitos da menopausa.
  • Pau d’arco – Anti-cancerígeno, anti-anémico, anti-fadiga, melhora a qualidade do sangue.
  • Tília – Calmante, melhora a qualidade do sono. Utiliza-se para perturbações nervosas e dores de cabeça. Diurética. Antiespasmódica. Sudorífera. Torna o sangue mais fluído.
  • Urtiga – Digestivo. Ressaca. Drenante. Anti-cancerígena. Combate hemorróidas.
  • Valeriana – Combate ansiedade, stress. Regula o sono. Alívio de dores menstruais.

 

Que tipos de chás são mais usados para fazer o Kombucha?

Embora seja muito usado o chá preto, não se recomenda pelo seu alto valor em teína (idêntico à cafeína), mal tolerado à noite e por algumas pessoas mais sensíveis.

Já o verde apesar de muito comum não tem tanta teína pelo que recomenda mais.

Também se costuma usar uma combinação destes dois,ou do verde com tisanas de ervas medicinais, devendo a parte do chá ser pelo menos de 1/3 da mistura para benefício do “cogumelo”

Sou sensível à cafeína, posso usar chá descafeinado?

Sim. Algumas pessoas somente usam chá descafeinado (mais propriamente dito desteinado). O problema é que tem ainda 3%de teína, é mais caro e no seu fabrico usam químicos que não são naturais. Recomenda-se antes:

·         Desteinar manualmente o chá “escaldando-o” durante 1 minuto em água  a 90ºC que ficará saturada com a teína (e que não deve utilizar) e utilizando essas folhas para depois fazer o chá;

·         misturar ervas, diminuindo até 1/3 a parte da planta do chá;

·         não utilizar o chá preto.

Posso usar chás com óleos de fruta adicionados?

Não, o óleo da fruta no chá aromatizado com laranja ou limão danifica a colônia de Kombucha.

Que temperatura de água é melhor para fazer o chá verde?

A maneira tradicional chinesa ou japonêsa de fazer chá requer a temperatura de água de aproximadamente 90° C.

Qual é a importância do tempo de infusão do chá ?

Se já provou o chá infundido demasiado tempo, saberá que é amargo e adstringente.
Três a cinco minutos estão muito bem para a maioria das variedades. Oolong, que tem sempre folhas grandes, requer uma infusão mais longa: geralmente entre cinco e seis minutos. Darjeeling, interessantemente, é melhor com uma infundido entre 90 segundos e três minutos. (pois já tende para o adstringente, o curto tempo ajuda ao perfeito equilíbrio dos sabores.

Enquanto os tempos mencionados são usados para o chá que se bebe, o Kombucha requer mais tempo, por 10-15 minutos, adicionando mais nutrientes do chá à cultura (“cogumelo”). Recorde-se, no entanto, que quanto mais tempo deixar embeber o chá - mais elevados os índices da teína e de tanino no Kombucha.

Quais os tempo para a infusão das tisanas de ervas ?

Elas só devem ser postas na panela com a água a ferver (para melhor “abrirem” com o choque térmico), e depois depende da parte da planta utilizada:

·         Raízes e caules lenhosos podem ferver em lume brando uns 5-10 minutos, outros 15 min. em repouso.

·         Folhas e frutos apagar ao fim de 1 min., deixar repousar 10 min.

·         Flores ou folhas muito tenras não devem ferver, só repousar 5-10 min.

·         As sementes são como as raízes, excepto as do chá Rooibos (o chá vermelho sul-africano) que é como as flores.

O que é o chá Rooibos?

É um chá muito popular na África do Sul onde cresce duma planta chamado “arbusto vermelho” e que os indígenas utilizam pelos seus poderes curativos, pelo que também é chamado de chá “milagroso”

Dado a sua cor também é chamado de chá vermelho, criando confusão com o chá vermelho chinês, uma variedade de chá verde denominada também “Pu-her”, também medicinal (anti-colesterol)

Quais são os melhores métodos para coar o chá?

  • Folhas soltas no recipiente: As folhas têm a liberdade máxima de infusão e circulação na água, o que faz um chá mais forte e mais aromatizado. Pode então retirar as folhas do chá da água passando-o através de um coador de rede fina.
  • Esfera do chá: Usar de aço, muito fáceis de remover e limpar. Uma desvantagem a este método é que há um espaço muito pequeno para que as folhas se expandam e a água não pode circular livremente em torno delas.
  • Meia de chá: Uma envoltura para as folhas. As desvantagens ao usar este tipo de filtro são as de que são difíceis de limpar e podem reter odores das infusões precedentes.
  • Saquinhos de tecido não tecido: São fáceis de remover e descartáveis